Autor: jaaalexandre
miércoles, 18 de julio de 2007
Sección: De los pueblos de Celtiberia
Información publicada por: jaaalexandre
Mostrado 10.201 veces.


Ir a los comentarios

De los onze pueblos del puente de Alcántara

A ponte de Alcantara é uma das maravilhas do mundo antigo. Onze povos da provincia da Lusitania contribuiram para a sua construção.

Lancienses oppidani

Do rol dos onze povos da ponte de Alcântara, edificada no início do século II, constam os Igaeditanos (que viviam nas imediações do monumento em questão, ocupando a margem direita do Tejo), terminando com o povo dos Paesures, da margem esquerda do Douro.

O segundo povo da referida relação, e imediatamente a norte dos Igaeditanos, era o dos Lancienses Oppidani, cuja capital era Lancia Oppidana, a norte da Civitas Igaeditanorum, designação da actual aldeia de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova (Portugal).

A questão está: onde se localizava este povo?

Segundo Jorge de Alarcão, este povo ocupava uma área que ia desde Moraleja ao pico Jalama (no território actual de Portugal e Espanha): «…A localização dos Coerenses na área de Cória parece mais que provável. O rio Arrago separálos-ia dos Lancienses Oppidani. A serra de Díos Padre poderia constituir o vértice setentrional do território, cujo limite oriental correria, talvez, por PIEDRA Hicada e pelas imediações de Montehermoso, descendo depois ao longo do rio Alagón até à sua confluência com o Jerte. Daí, por Riolobos e pelas alturas de Cabildo, viria passar a Puerto de los Castaños e desceria ao Tejo, seu limite meridional. Delimitados os Coerenses, ficam-no também os Lancienses Oppidani, que, incluindo, como vimos, a área de Penamacor, e separados dos Igaeditani pelo curso inferior do rio Erges, iriam do Tejo ao monte Jálama».

(Veja-se a página:

 http://www.ipa.min-cultura.pt/pubs/RPA/v4n2/folder/293-350.pdf

Começou muito bem. Mas a parte final do artigo é deplorável.

Escribe aquí el segundo bloque de texto de tu artículo

Más informacióen en: http://www.celtiberia.net/mice_articulo.asp?id=2763


Comentarios

Tijera Pulsa este icono si opinas que la información está fuera de lugar, no tiene rigor o es de nulo interés.
Tu único clic no la borarrá, pero contribuirá a que la sabiduría del grupo pueda funcionar correctamente.


    No hay más información.
    ...0

Si te registras como usuario, podrás añadir comentarios a este artículo.

Volver arriba