Fecha: 18 de abr. 2008
Sección: Prehistoria
Información publicada por: arenas
Mostrado 3.334 veces.


Anta de Cunha Baixa. Portugal

Situada en Cunha Baixa, Mangualde.


Copio el texto de Wikipedia



A Anta de Cunha Baixa é um monumento megalítico, situado em Cunha Baixa, concelho de Mangualde, distrito de Viseu. Está implantado numa área de vale aberto próximo do Rio Castelo, entre as aldeias de Cunha Baixa e Espinho.



 Descrição


Monumento megalítico de câmara e corredor datado entre 3000 e 2500 a.C. A câmara é poligonal com nove esteios e uma cobertura. O corredor é longo com oito esteios de cada lado e cobertura.


Trata-se de um exemplar de enterramento colectivo. Não apresenta mamoa, pois terá sido destruída. Inicialmente estudado por Leite de Vasconcelos, foi em 1987 que Raquel Vilaça e Domingos Cruz encetaram os trabalhos de restauro desta sepultura classificada como Monumento Nacional já desde 1910 (DG 136, de 23 de Junho de 1910) [1].


As investigações puseram a nu esteios pintados e gravados e os materiais exumados apontam para uma fase tardia de megalitismo na região. A construção data de cerca de 5000 anos e teve uma utilização até tarde, uma vez que os últimos materiais aí depositados são da Idade do Bronze.



 Espólio


Seu espólio encontra-se no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa. É constituído por machados de pedra polida, lâminas e micrólitos em sílex e fragmentos de cerâmica.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Anta_de_Cunha_Baixa

© arenas/07

Artículos relacionados

    No hay artículos relacionados.


Poblamientos relacionados

    No hay poblamientos relacionados.


Imágenes relacionadas (Beta)

No hay imágenes relacionadas.

Volver arriba